Coneppir anuncia data da Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

O Conselho Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial (Coneppir), vinculado à Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), acaba de defini a data para a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir). O evento, que antedece a etapa nacional, será realizado em Belém nos dias 20 e 21 de agosto deste ano.

A conferência estadual deste ano será uma retomada da pauta, com a fundação da SEIRDH, que tem entre seus objetivos propor alternativas para a superação das desigualdades étnico-raciais, desenvolvendo políticas públicas de promoção da igualdade racial no estado.

Na reunião, o Coeppir também votou em favor do dilatamento do prazo para a realização das conferências municipais. Agora, cada município pode realizar o evento até 27 de junho. 

Importância da V Coepir

A V COEPIR apresenta a mesma temática nacional, que será “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Social”. Na Conferência, será possível aferir as demandas da sociedade civil organizada, além de ser o momento para ampliar a adesão dos municípios junto às Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Com a participação de autoridades e diversos representantes de movimentos ligados à pauta, o evento reunirá as principais necessidades apresentadas, que serão apresentadas na etapa nacional, realizada entre os dias 15 a 19 de setembro, em Brasília (DF). 

O gerente Estadual de Promoção da Igualdade Racial da SEIRDH, Pai Denilson D'Oxaguiãn, diz que a Coepir é um evento de participação coletiva e envolvimento da sociedade na luta contra o racismo no estado do Pará. 

“Um momento de reconstrução da Política Nacional que sofreu um congelamento no desenvolvimento de suas ações junto ao povo brasileiro. No estado do Pará, com a criação da SEIRDH, a política passa pelo processo de consolidação, com ajustes no decreto, a garantia da instalação do conselho e participação do controle social no processo construtivo, que se estenderá aos municípios, visando a ampliação da política no Pará”, explica o gerente.

IGUALDADE RACIAL