Seirdh abre inscrições ao Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia

O evento é direcionado para todo o tipo de público, gratuito e será realizado em janeiro de 2025

 

Imagem

 

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), abriu nesta segunda-feira, 4, as inscrições para ouvintes do Congresso Internacional de Direitos Humanos da Amazônia (Cidhama), a ser realizado entre os dias 16 e 17 de janeiro de 2025, no teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, em Belém. Estão sendo ofertadas 400 vagas e as inscrições para ouvintes, que seguem até o dia 10 de janeiro ou até se esgotarem as vagas, são gratuitas. 

 

O Cidhama nasce como um evento preparativo para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025. O objetivo é estabelecer diálogos entre governos, sociedade civil organizada e academia sobre duas temáticas fundamentais atualmente: os direitos humanos e o meio ambiente. Para esta primeira edição, o tema escolhido foi "Direitos Humanos, Justiça Climática e Autodeterminação dos Povos da Floresta". A ideia é discutir como os povos das matas, rios e mares de diferentes lugares, mas em especial do Brasil e da Amazônia, têm enfrentado a violação aos direitos humanos e como a crise climática agrava a garantia desses direitos.

 

Para o titular da Seirdh, Jarbas Vasconcelos, o Congresso surge também para discutir a interseccionalidade das políticas de direitos humanos e meio ambiente, uma vez que as mudanças climáticas têm deixado mais vulneráveis diversos povos no mundo, ameaçando sua existência e autodeterminação.  

 

"O meio ambiente é um direito humano fundamental. Não se faz política ambiental sem política de direitos humanos. Para discutir isso, pensamos o Cidhama, que contará com a presença de ativistas, acadêmicos, teóricos, militantes do Brasil, do mundo e da nossa própria região. Afinal, temos que assumir a condição de protagonistas dessa voz, mas ela se faz necessariamente na relação dialógica com o mundo todo, e assim fortalecemos a rede mundial de proteção de direitos humanos", disse.  

 

As inscrições tanto para ouvintes quanto para aqueles que pretendem submeter trabalhos já estão abertas. As primeiras seguem até o dia 10 de janeiro ou enquanto houver vagas e, para os segundos, até o dia 15 de novembro. Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.

 

CONGRESSO INTERNACIONAL