A Secretaria de Estado de Igualdade Racial (Seirdh) participou, nesta segunda-feira (6), na sala multiuso da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), do colóquio Brasil e Angola “Mayombe e Amazônia: Memórias entrelaçadas e Justiça Socioambiental em Foco”, com o objetivo de discutir os laços que unem os dois países, além de traçar debates visando à COP 30, que será realizada em Belém, em 2025.
A reunião foi coordenada pelo deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, de Pessoas com Deficiência, da Mulher, da Juventude, da Pessoa Idosa e Minorias, e mediada ainda pela professora Doutora Juliana Canga, da Universidade de Luanda. O titular da Seirdh, Jarbas Vasconcelos, e a secretária adjunta, Edilza Fontes, prestigiaram o colóquio.
O secretário Jarbas Vasconcelos, além de manifestar o apoio do Estado do Pará à movimentação deste intercâmbio e resgate histórico, informou que o projeto de construção de um Memorial da Escravatura no Pará está concluído e será tornado público até o dia 25 de maio, data em que se comemora o Dia da África.
*Com informações de Carlos Boução/Alepa