A Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), por meio da Coordenação de Igualdade Racial e da Gerência de Combate ao Trabalho Escravo, reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (17), com representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Belém (Cerest/Belém), ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na sede do Cerest Belém.
Na ocasião, a coordenadora de Igualdade Racial da Seirdh, Silvia Assunção, explanou sobre o trabalho de combate ao trabalho escravo realizado hoje pelo Governo do Pará, através da Seirdh. Ela falou sobre o processo de construção do fluxo de atendimento ao trabalhador resgatado da condição análoga a de escravizado, que está sendo elaborado pela rede que compõe a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Pará (Coetrae/PA), ligada à Seirdh. Ela convidou o Cerest/Belém a fazer parte desse grupo. A entidade se comprometeu a participar da próxima reunião da Coetrae/PA, a ser realizada nesta quinta-feira (18).
O Cerest Belém realiza trabalhos assistenciais voltados à saúde e segurança do trabalhador, com palestras e ações preventivas em empresas, sindicatos e centros sociais, destacando a importância da boa qualidade de vida e exercício profissional adequado, além da assistência ao trabalhador acidentado, doente e demais temas afins.