Por meio da Diretoria de Igualdade Racial (DIR), a Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizaram uma reunião para discutir ações de fortalecimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 18) no Pará. A ODS é uma iniciativa do governo brasileiro de enfrentamento ao racismo, promoção da equidade racial e do combate às desigualdades estruturais ao redor dos estados brasileiros.
Na reunião, um dos pontos principais abordados foi a necessidade de uma discussão mais ampla acerca da criação do fórum ODS 18 no Pará. O espaço servirá para unir órgãos estaduais e entidades da sociedade civil alinhadas com a temática para propor e monitorar ações de erradicação de formas de violência contra povos afro-descendentes e possibilitar o acesso equitativo destas pessoas ao sistema de Justiça.

Segundo o Coordenador de Igualdade Racial, Paulo Victor Cardeal, esta estratégia é de extrema importância, já que os desafios da equidade racial no Brasil, especialmente na Amazônia, exigem uma articulação e um compromisso coletivo.
"Nós avançamos em uma proposta que estava já há algum tempo sendo encaminhada no âmbito da secretaria, que é a de um memorando de entendimento entre a Seirdh e o Pnud. Esse acordo, vai permitir o estreitamento de relações institucionais e viabilizar formações, apoio técnico, oficinas, sobre a Agenda 2030, com olhar que seja específico também para as relações étnico raciais", explica.
Além disso, a Seirdh e o PNUD também discutiram sobre a possibilidade de projetos conjuntos que reforçam políticas públicas mais eficazes para a região. "Garantir que a ODS 18 seja efetivamente implementada aqui nessa região amazônica fortalece direitos da visibilidade às demandas dessa população negra quilombola e também promove ações concretas de redução e desigualdades raciais", complementa Paulo Victor Cardeal.